Dom, 29 de Março de 2009 19:42 Última atualização em Dom, 29 de Março de 2009 19:54
Impressiona-me o quanto membros das mais variadas denominações evangélicas não conhecem a doutrina de sua própria igreja. Talvez fosse exigir demais querer que alguém soubesse identificar as nuances e questões mais pontuais, as quais diferem de uma denominação para outra.
No entanto, o que vejo não é simplesmente a ignorância da doutrina em suas questões mais aprofundadas e intrincadas, mas sim no conhecimento básico da doutrina bíblica, o que certamente leva ao cometimento de muitos erros. Os irmãos, congregados e visitantes regulares, a cada domingo, ouvem uma mensagem, quase sempre, de cunho motivacional. Voltam para casa lembrando pouco do que foi
dito, retornando no domingo seguinte para outra mensagem. O fruto de vinte anos de sermões de domingo na vida de muitos tem sido um estilo de vida incompatível com o proceder conveniente a um discípulo de Cristo.
"Prevenir é melhor do que remediar". Eis um adágio popular que vale para essa realidade em exame. É melhor doutrinar o povo do que
correr para tentar levantar os que cairam, sarar os que se machucaram, reconciliar os que se apartaram, libertar os que setornaram viciados etc.
Temos que urgentemente dinamizar as formas de levar o povo a conhecer a Palavra de Deus para que assim, possa saber o que deve buscar e viver. O povo erra por não ter conhecimento. A verdade os liberta, mas o engano e a mentira os aprisiona.
As Escolas Bíblicas são um excelente instrumento nessa obstinada tarefa de doutrinar o povo. Os cultos de doutrina também, mas têm se mostrado insuficientes.
Clamo de modo especial aos líderes de nossas igrejas. Cuidado com a tentação de acolher atividades que sejam festejadas pela alta frequência de pessoas, bem como por estarem na moda, seguindo a tendência atual, não dando ênfase a atividades que muitas vezes são, em princípio, desprestigiadas, embora vitais para a igreja, tais como as que envolvem estudo, meditação, análise e aprofundamento nas
Escrituras. Levemos a dotrina ao povo! Tenhamos misericórdia desse povo!
Vale ressaltar a importância de utilizarmos instrumentos e veículos que temos a nossa ddisposição. Os tradicionais e os mais atuais, como a internet, CDs, DVDs etc.
Enfim, abro meu coração e coloco diante de todos meu sentimento. Se não mudarmos vamos continuar a ouvir os mesmos comentários trágicos a respeito de pessoas que aparentemente iam bem, mas que caíram, se desviaram, se afastaram ou esfriaram na fé.
Que o Senhor da Palavra nos ajude.
Abraços.


